Inácio – Ferro & Aço | Copyright © 2023 – Todos os direitos Reservados.
- Desenvolvido por:
- Agencia ADS
A viga I de ferro é um perfil metálico laminado a quente, ou seja, produzido a partir da deformação de um bloco de aço em altas temperaturas.Ela é composta por duas abas paralelas e uma alma perpendicular, formando um I.
A viga I de Ferro pode ter diferentes dimensões e espessuras, dependendo da necessidade de cada projeto.Ela é classificada de acordo com o seu peso por metro linear (kg/m) e a sua altura (mm). Por exemplo, uma viga i com 12 kg/m e 160 mm de altura é chamada de W 12 x 16.As vigas i também podem ser identificadas pela sua norma técnica de fabricação.
No Brasil, a norma mais usada é a NBR 7007, que define as propriedades mecânicas e químicas do aço.Uma das especificações mais comuns do aço usado na viga i é a A 572, que corresponde a um aço estrutural de alta resistência e baixa liga.Esse tipo de aço tem uma boa soldabilidade e ductilidade, além de uma resistência à corrosão atmosférica superior aos aços comuns.A A 572 é indicada para estruturas que exigem maior resistência mecânica e menor peso.
A viga i é um material muito versátil e pode ser usado em diversas aplicações na construção civil e na indústria. Veja alguns exemplos:
A viga i é um material que oferece diversas vantagens e benefícios para os projetos que utilizam esse tipo de perfil metálico. Veja alguns deles:
Para escolher a melhor viga i para o seu projeto, é preciso considerar alguns fatores, como:
Para fazer o cálculo estrutural da viga i, é recomendado consultar um engenheiro civil ou um arquiteto especializado, que poderá indicar a melhor opção para o seu projeto.